Agentes estão vistoriando imóveis fora do horário comercial para encontrar moradores
Só neste ano, Olímpia já registrou 199 casos de dengue, segundo números divulgados pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (08). O número crescente de registros fez com que o município intensificasse ações de combate ao mosquito transmissor. As equipes de Controle de Endemias estão realizando visitas diárias também após as 17h, e aos sábados, para conseguir verificar os imóveis que ficam fechados ou que os moradores não são encontrados em horário comercial. Devido ao grande volume de chuvas e as altas temperaturas registradas nos meses anteriores, a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da doença, pode fazer com que vários municípios decretem situação de epidemia, com o aumento dos casos, incluindo Olímpia.
Com o aumento no número de casos, a rede de saúde acaba sendo impactada também. Para desafogar a UPA, pacientes adultos com sintomas leves da dengue, como febre, náuseas, dores no corpo, dores de cabeça, perda de apetite ou suspeita de caso positivo, necessitando de atendimento médico e hidratação, durante o carnaval haverá plantão na UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz, nas Cohab I e II. A Unidade estará aberta das 8h às 17h no sábado (10), domingo (11), segunda (12) e terça-feira (13) com clínicos gerais e demais profissionais da saúde. A UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz está localizada na Praça Mário Andreaza, s/nº, nas Cohab I e II
Como forma de prevenção, estão sendo realizadas campanhas de conscientização, com uso de carros de som e bloqueios em bairros onde há confirmações de casos. Para barrar o avanço da doença, a Secretaria de Saúde pede que os moradores limpem os quintais, recolham os entulhos e recebam os agentes com a nebulização para que a ação conjunta seja eficaz. Proprietários de terrenos particulares também estão sendo notificados pela Prefeitura para realização de roçadas e limpezas imediatas.
O morador que identificar situações de risco ou possíveis criadouros pode registrar a demanda via Ouvidoria pelo 162 ou pelo site olimpia.eouve.com.br para que o setor responsável possa tomar as devidas providências. O setor de Combate de Endemias também está disponível para informações e orientações pelo telefone (17) 3281-2879. Um mosquito não é mais forte que um município inteiro.
Informações: Agora Olímpia
© Copyright - 2023 | Todos os direitos reservados